Google adsense: como lucrar monetizando site/Youtube

Google adsense é uma ferramenta de divulgação de anúncios do Google que permite que os produtores de conteúdo ganhem dinheiro “alugando” espaços no site/canal.

Como funciona?

Basicamente você reserva um espaço no seu site, esse espaço será disputado pelos anunciantes que pagam o Google. Cada vez que um usuário do seu site clicar no anúncio, o anunciante pagará um valor ao Google que repassará parte do valor para o dono do site.

No YouTube os anúncios aparecem durante a exibição dos vídeos, podendo o dono do canal escolher o momento e quantas vezes será exibido.

Quanto o Adsense paga?

O valor pago vai depender de diversos fatores, como: nicho, posicionamento dos anúncios, tráfego orgânico e etc… Um dos principais fatores de maior lucro é o nicho, sendo que existem nicho que pagam muito pouco e nichos que pagam muito.

Confira também: Hospedagem de site: qual escolher?

Qual nicho escolher?

É importante que você escreva ou fale sobre o que sabe e goste, mas lucrar também é importante.

Os nichos mais lucrativos são os que existem empresas grandes disposta a pagar por anúncios e que exista concorrentes a altura para disputar o espaço no seu site.

Separamos algumas sugestões de nichos que podem ser muito lucrativos: finanças, negócios, seguros, ganhar dinheiro, viagens e etc…

Como conseguir acessos no site?

A Melhor forma e mais rentável de conseguir acessos é conseguindo tráfego orgânico, ou seja, o público que vem direto das pesquisas do Google, porém essa é uma forma que pode ser mais demorada para obtenção de tráfego.

Uma alternativa considerada mais rápida, são as redes sociais. Através delas, você consegue encaminhar seu público direto para o site.

como escolher a palavra chave?

Para conseguir os melhores posicionamentos é necessário definir uma palavra chave e trabalhar seu texto em cima dessa palavra.

Recomendamos que acesse o planejador de palavras chave do Google, através desse planejador é possível descobrir a média de pesquisa da palavra no mês, o valor do lance e etc…

Quais as regras?

Para aderir ao adsense é necessário seguir diversas regras para não correr risco de banimento. Listamos algumas regras básicas:

  • Não clicar ou pedir para que cliquem nos anúncios
  • Não publicar conteúdo ilícito
  • Não copiar postagem

É importante seguir todas as regras, pois o Google é muito rigoroso quanto a isso e vai saber se forem violadas.

Como criar uma conta do Google adsense?

  • Primeiramente é necessário acessar a página do programa e clicar em “Começar”.
  • Adicione a URL do seu site. Depois, adicione um e-mail Google e selecione se você deseja ou não receber informações sobre o Google AdSense. Por fim, clique em “Salvar e continuar”.
  • O próximo passo é acessar a plataforma com o seu e-mail Google. Portanto, entre com o seu login e senha.
  • Selecione o seu país.
  • Será solicitado que concorde com os Termos de Uso dovGoogle adsense. É importante que leia tudo e após isso, basta selecionar o botão “Sim, li e aceito o contrato”. Feito isso, clique em “Criar conta”.
  • Assim que a plataforma abrir, preencha os campos solicitados, informando se você é pessoa física ou jurídica, o seu nome, o seu endereço e número de telefone para contato. É importante inserir seu endereço corretamente, pois o Google enviará uma carta no endereço informado, com um pin para ativar a conta, feito isso, selecione “Enviar”.
  • Confirme o número do seu telefone.
  • O Google AdSense irá gerar um código HTML, que deverá ser inserido entre as tags <Head> e </Head> do seu site
  • Voltando ao Google AdSense, selecione a opção “Colei o código no meu site”. Em seguida, clique em “Concluído”.
  • Pronto, o Google analisará o seu site e se for aprovado, os anúncios passarão a ser exibidos, lembrando que a aprovação pode demorar alguns dias.

Após aprovado, basta ir na guia anúncios na plataforma, criar os anúncios e inserir em seu site.

Monetização no YouTube

A partir de 2018, o Google estabeleceu alguns requisitos mínimos para aceitar a monetização do canal sendo todos os canais analisados criteriosamente, não apenas pelo número de visualizações, mas também pelo tipo de conteúdo, engajamento e mais. Devendo ter pelo menos 1 mil inscritos e no mínimo 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.

Em breve postaremos um material completo sobre a monetização no YouTube e estratégias para crescer o canal.

Concluindo

Trabalhar com o Google adsense pode ser muito lucrativo, se você for bom em criar textos interessantes e úteis ou criar vídeos que consiga cativar o público, é possível viver disso e viver muito bem financeiramente, dependendo apenas de sua dedicação.

Comente o que você achou da matéria e deixe sua sugestão sobre em que podemos melhorar. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *